Apresentação

A pandemia, deflagrada em março de 2020, conferiu ao mundo uma forma de viver e trabalhar que acarretou modificações em variados ambientes sociais, dentre eles as universidades e as escolas públicas da educação básica.

Esse contexto redirecionou a organização das escolas e sistematização dos conteúdos, e o que antes era realizado de forma presencial passou a ser realizado de forma remota. Também foi necessário a reorganização das formas de operacionalizar os programas Residência Pedagógica e Pibid.

Passados dois anos do início da Pandemia, nos propomos refletir e avaliar as atividades desenvolvidas, por meio do VI Seminário de Avaliação do Pibid, II Seminário de Avaliação do Programa Residência Pedagógica: Reflexões teórico-práticas sobre os desafios e possibilidades do tornar-se professor em tempos adversos.

O VI Seminário de Avaliação do Pibid visa promover o encontro dos núcleos pertencentes aos Subprojetos: Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Interdisciplinar (Arte, História, Sociologia), Interdisciplinar (Língua Inglesa e Filosofia), Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia – Alfabetização (Campus sede e Campi Cianorte) e Química.

O II Seminário de Avaliação do Programa Residência Pedagógica visa promover o encontro dos núcleos pertencentes aos Subprojetos: Educação Física; Língua Portuguesa; Matemática, Multidisciplinar (Ciências, Física e Química); Pedagogia (Campus Sede, Campi Cianorte); Interdisciplinar (História, Geografia, Filosofia), Língua Inglesa, Biologia.

O evento tem por objetivo oportunizar a socialização dos conhecimentos e experiências vivenciadas nos programas na modalidade remota e as possibilidades e percalços da articulação teórico-prática em tempos adversos.

As apresentações de trabalho poderão se efetivar por meio de: comunicação oral, pôster, vídeos e exposições de recursos didáticos-pedagógicos.

Independente da modalidade escolhida o participante deverá enviar/anexar, para apreciação da comissão científica, um resumo simples, expandido ou trabalho completo.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 17/02 a 10/03/2022, por meio do preenchimento do formulário do google forms:

Clique para Inscrever-se no Evento

Público Alvo

Licenciandos das diferentes áreas de conhecimento, professores das instituições de ensino superior, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores da área da educação/ensino.

Programação do Evento

17 de Março

19:00 - 19:30
Abertura do Evento

19:30
Mesa 1: Reflexões sobre currículo e competências: a BNCC e os impactos para a formação inicial docente

Convidada: Profª Dra. Mônica Ribeiro da Silva - UFPR
Moderadora: Profª Dra. Fabiana A. de Carvalho - UEM

18 de Março

13:30 - 17:30
Rodas de conversa virtual A: Avaliação entre os Pibidianos e Residentes

19:30
Mesa 2: Pibid e Residência Pedagógica: desafios, conquistas e perspectivas

Convidada: Profª Dra. Cristiane Antonia Hauschild Johann - Presidente do Forpibid RP
Moderadora: Profª Dra. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar - UEM

19 de Março

08:00 - 12:00
Apresentação de trabalhos presenciais: comunicação oral; banner e vídeos e materiais didáticos.

14:00 - 18:00
Rodas de conversa virtual B: Avaliação entre os Pibidianos e Residentes

Mesas Redondas do Evento

Ensalamento para Rodas de Conversa