Acessibilidade na UEM


O acadêmico com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ato da matrícula ou no decorrer do curso, poderá solicitar o apoio previsto na legislação, indicando qual o tipo de deficiência/necessidade especial apresenta.

Dentre os tipos de apoio disponibilizados estão: a) adaptação curricular e de recursos, tais como: impressões em Braille, impressões em fonte ampliada, textos digitalizados em formato acessível aos acadêmicos com cegueira e baixa visão; tempo estendido e espaço físico para realização de avaliações; b) mediação pedagógica específica: tradutor/intérprete de Libras e monitoria especial.

Esse apoio é ofertado pelo PROPAE - Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais, em acordo com os colegiados de cursos. Integram o referido programa, professores, técnicos e alunos que desenvolvem projetos de pesquisa, ensino e extensão envolvendo a temática da Educação Especial.

O PROPAE está lotado na Pró-Reitoria de Ensino (PEN), em conjunto com a qual, vem desenvolvendo ações no sentido de garantir a acessibilidade no ensino superior viabilizando o ingresso, a permanência e a terminalidade dos estudos aos acadêmicos da UEM que apresentam deficiência e/ou NEE.

 

Coordenação:

Prof.ª Dr.ª Celma Regina Borghi Rodriguero - Coordenadora

Prof.ª Dr.ª Flávia Zanutto – Coordenadora Adjunta

Secretária:

Tânia Eliza de Araújo

Intérpretes de Línguas de Sinais - LIBRAS:

Cléia Torino de Souza

Telefone: (44) 3011-4448

E-mail: sec-propae@uem.br