Pró-Reitoria de Ensino

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID


 

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de Educação Superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Na UEM, o Pibid existe desde 2010 e no último edital, N. 02/2020-CAPES, foi contemplada com 168 bolsas de Iniciação à Docência, 21 bolsas de supervisores destinadas aos professores da Educação Básica e, 07 bolsas para Coordenadores de Área, que representam a IES no processo de formação híbrida dos novos professores. Além disso, contamos com Coordenadores de área e alunos da graduação voluntários.

 


 

Regulamentação do Programa

Resolução nº 024/2015-CEP - Aprova o Regimento Interno do Projeto PIBID-UEM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e revoga a Resolução nº 025/2014-CEP.

 


 

Coordenação Institucional

Prof. Dr. André Luis de Oliveira

 


 

Quantidade de alunos atendidos (bolsistas e voluntários)

168 alunos Bolsistas
11 alunos voluntários

 


 

Grupos de Trabalho

Os participantes deste programa são oriundos de 13 áreas do conhecimento, as quais se constituem em diferentes grupos de trabalho, a saber: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia-Sede, Pedagogia-Cianorte, Química e Sociologia. Seu objetivo é despertar o interesse e envolvimento com a docência entre os estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos de licenciatura. Os subprojetos promovem a inserção dos estudantes no contexto de escolas públicas desde o início de sua formação para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da Escola de Educação Básica.

 


 

Telefone e E-mail de Contato

(44) 3011-5187 ou (44) 3011-4674 – Sala do Coordenador Institucional

 


 

Site do Pibid/UEM

https://www.instagram.com/pibid_uem/

 


 

Fotos

    

Atividades desenvolvidas no contexto das escolas de Educação Básica
Fonte: Pibid-Biologia UEM

 


Lançamento do livro “Formação de professores de Ciências: reflexões e práticas no contexto do Pibid-Biologia-UEM”, 2016.
Fonte: arquivo pessoal do coordenador institucional

 

Fonte: Evento de Avaliação do Pibid em janeiro de 2019.
Fonte: arquivo pessoal do Coordenador Institucional

 

Conferência virtual de abertura do Pibid e RP – setembro de 2020
Fonte: arquivo da Pró-Reitoria de Ensino

 

Mais informações

Regimento Interno do Projeto PIBID-UEM
Plataforma CAPES de Educação Básica
Manuais do Usuário da Plataforma CAPES de Educação Básica
Edital nº 002/2020-CAPES
Edital nº 002/2020-CAPES – Alterações

 
Quaisquer dúvidas, entrar em contato pelos e-mails pibid@uem.br e programaspen@gmail.com.

Para mais informações acesse a página do Pibid na CAPES.

Para visualização de editais de seleção e resultados, acesse Editais e Portarias, no menu da página inicial da Pró-Reitoria de Ensino.

 

 

 

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino