Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Matutino ou Noturno
Habilitação: Licenciatura
Grau Acadêmico: Licenciado em Pedagogia
Prazo Mínimo de Conclusão: 5 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 8 anos

 

Coordenação

Marta Chaves - mchaves@uem.br

Luis Carlos Faria da Silva - lcfsilva@uem.br

 

Sobre o Curso:
Ênfase na construção da Identidade Profissional pretende que o aluno identifique no campo da Educação, da Pedagogia e das demais ciências seu campo específico de conhecimento procedendo à leitura do mundo onde se situa e atua cotidianamente, construindo os saberes educacionais. A ênfase na Docência pressupõe um projeto de formação de professores para o Ensino Fundamental que é responsabilidade histórica do curso de Pedagogia. De maneira a garantir a qualidade do profissional que venha a superar a atual situação da Educação Fundamental no Brasil. Essa superação viabiliza-se quando o profissional porta-se como pesquisador de sua própria prática. A ênfase na formação de Gestor de Processos Educativos deve possibilitar a visão ampla e global da escola e dos sistemas educacional e suas responsabilidades pela gestão, planejamento, supervisão e orientação das atividades educativas.
Eixos Integradores Não basta ter o conteúdo descrito para cada núcleo, é necessária a integração destes conteúdos sob os princípios que estão contidos nos eixos. 1) Bases de Conhecimento do Pedagogo Objetivo: Inserir os alunos no campo da educação e da Pedagogia e das demais ciências, capaci-tando-os à procederem a leitura do mundo no qual se situam e atuam, construindo os saberes docentes. 2) Dimensões do Trabalho do Pedagogo: Docência e Gestão Objetivo: Mediar a valorização apropriação do processo de trabalho pedagógico, valorizando a transdisciplinaridade e o aspecto coletivo propiciando a unidade do trabalho docente. 3) Dimensão Escolar da Educação: O campo da prática pedagógica Objetivo: oferecer subsídios para que os alunos compreendam a escola como lugar sócio-histórico-cultural e de trabalho.4) Dimensão Escolar da Educação: o aluno do ensino fundamental Objetivo: compreender as várias dimensões que envolvem a formação do aluno do ensino fundamental.
Mercado de trabalho
O presente currículo de formação, compreendido como conjunto de atividades, disciplinas e posturas, graças às quais o aluno pode incorporar, desenvolver e se apropriar de conteúdos formativos, induz à concepção de um profissional com uma tríplice relação do seu trabalho (domínio de saberes, transformação de saberes e atuação ética). O pedagogo é um profissional que domina determinados saberes que, em situação, transforma e dá novas configurações a estes saberes e, ao mesmo tempo, assegura a dimensão ética dos saberes que dão suporte à sua práxis no cotidiano do seu trabalho. Assim entendido o pedagogo será um profissional que conheça e seja capaz de analisar a realidade em que se insere e que faça as necessárias vinculações entre as questões educativas e as questões sociais mais amplas buscando a efetividade das ações pedagógicas.
O campo, de formação do pedagogo, compõem-se das seguintes áreas que se articulam ao longo do curso: 1. Docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pe-dagógicas para a formação de professores; 2. Gestão Educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atua-ções e funções do trabalho pedagógico e dos processos educativos, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à supervisão, à orientação educacional e à avaliação em contextos escolares e não-escolares e nos sistemas de ensino e ao estudo e participação na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na área de educação; 3. Produção e difusão do conhecimento do campo educacional.

Mais informações:

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino