Pró-Reitoria de Ensino

Educação Física


Turno: Integral ou Noturno
Habilitações: Licenciatura (Integral ou Noturno) ou Bacharelado (Integral)
Grau Acadêmico: Licenciado ou Bacharel em Educação Física
Prazo Mínimo de Conclusão: 4 anos (Integral) / 5 anos (Noturno)
Prazo Máximo de Conclusão: 8 anos
 

Coordenação

Claudio Kravchychyn - ckravchychyn@uem.br

Giuliano Gomes de Assis Pimentel - ggapimentel@uem.br

  

Sobre o Curso:
Tem o objetivo de promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo e, ao exercício de sua prática profissional em Educação Física. Oferecer uma sólida formação preparando o futuro graduado para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Possibilitar a aplicação de conhecimentos nas diversas áreas relativas à Educação Física.
O professor de educação física deve ser entendido antes de tudo como educador e comprometido com as transformações que ocorrem na sociedade e, por dever de ofício, contribuir neste processo. Neste sentido, o professor de educação física deve desenvolver e contribuir para que os seus alunos desenvolvam senso crítico frente à realidade social. O educador assim formado aliará sua competência técnica a um compromisso político claramente definido em favor da maioria da população, que é alijada do processo produtivo e até do seu direito à formação integral e lazer.
Com esta formação, o profissional formado em educação física deverá estar capacitado para o desenvolvimento de pesquisas na área, ou seja, um professor pesquisador que consiga imprimir um caráter investigativo à sua prática pedagógica por meio da valorização de seus saberes, considerado, portanto, como sujeito e intelectual capaz de produzir conhecimento, participar das decisões e gestão da escola e dos sistemas, trazendo perspectivas para a reinvenção da escola democrática (RIBEIRO, 2003).
Consideramos como características profissionais os elementos de conhecimento que os professores de educação física devem ter a respeito do contexto regional, das aulas e dos alunos.
Para tanto, se faz necessário, dialogar e discutir com pessoas e líderes da comunidade e região sobre a realidade circundante; agir em busca de mudanças; respeitar a cultura e a realidade do contexto regional; conhecer os costumes, folclore, as condições de vida e o regime de trabalho da comunidade; conhecer aspectos econômicos, políticos e sociais da região; ser capaz de integrar-se na comunidade; ser capaz de adaptar-se a diferentes realidades sócio-culturais; contribuir com o desenvolvimento cultural, social e econômico da comunidade. Um outro aspecto importante refere-se à necessidade do professor de educação física conhecer sobre os alunos a partir de diferentes concepções teóricas que tratam sobre o crescimento, o desenvolvimento e, também, como os seus alunos estabelecem relações com outros sujeitos. O conhecimento destas concepções possibilitará ao professor compreender o processo de desenvolvimento dos sujeitos com quem realizará a ação educativa e, ao mesmo tempo, intervirá de forma mais significativa em sua educação.
Os professores formadores têm um papel fundamental em todo o processo de formação do professor de educação física, a medida em que devem assumir a responsabilidade de fazer/promover uma articulação entre os conhecimentos presentes nesta formação em atitude dialógica dentro de disciplinas curriculares, tendo como eixo articulador a problemática da formação humana, da escola e do ensino.

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

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