Pró-Reitoria de Ensino

Ciências Contábeis


Turno: Matutino ou Noturno
Habilitação: Bacharelado
Grau Acadêmico: Bacharel em Ciências Contábeis
Prazo Mínimo de Conclusão: 4 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 7 anos
 

Coordenação

Kerla Mattiello - dcc-coordenacao@uem.br

Joyce Menezes da Fonseca Tonin

 

Sobre o Curso:
Objetivo Geral: Formar bacharéis com competência, que por meio da adequada articulação entre o saber teórico e o prático da ciência contábil desenvolvam, com qualidade, as funções contábeis necessárias às pessoas físicas e às empresas públicas e privadas.Descrever os objetivos do curso e as principais características do perfil do profissional.
Objetivos específicos:
• Proporcionar meios para que o aluno obtenha conhecimento e compreenda o ambiente de atuação da ciência contábil.
• Propiciar condições para que o aluno compreenda o processo de elaboração e comunicação das informações dos relatórios contábeis.
• Preparar o aluno para atuar com ética e responsabilidade social contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa.
• Desenvolver o senso crítico do aluno para que possa ser agente transformador na sociedade. • Proporcionar condições para que o aluno compreenda as inter-relações sociais, através de discussões dos conhecimentos da área de ciências humanas.
• Trabalhar conhecimentos da área de ciências sociais aplicadas para que o aluno entenda as relações econômicas e o processo gerencial.
• Desenvolver conhecimentos da área de ciências exatas para que o aluno adquira noções do instrumental lógico, utilizando-se dos recursos matemáticos e estatísticos no âmbito de sua atuação. • Propiciar a formação básica para utilização de instrumentos de pesquisa. • Oportunizar ao aluno condições de verticalização do aprendizado.
Considerando os objetivos propostos, pretende-se formar profissionais que apresentem as seguintes características:
• Solidez conceitual (base teórica com profundidade suficiente para absorver as transformações que ocorrem no meio onde o contador irá atuar);
• Formação prática (entendimento de que a teoria não pode estar divorciada da prática);
• Ser criativo, objetivando à melhoria da qualidade da informação contábil.
Mercado de trabalho
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões.
Acompanha alterações na política tributária, registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. Numa empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio.
Algumas atividades são exclusivas deste profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
Algumas atividades são exclusivas deste profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
O mercado para este bacharel tem se mantido aquecido desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais.
Os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento e para reduzir riscos e fraudes. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público.

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino