Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Noturno (Licenciatura) ou Vespertino/Noturno (Bacharelado)
Habilitação: Licenciatura ou Bacharelado
Grau Acadêmico: Bacharel em Matemática ou Licenciado em Matemática
Prazo Mínimo de Conclusão: 4 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 8 anos

 

Coordenação

Eduardo de Amorim Neves - eaneves@uem.br

Sandra Regina D´Antonio Verrengia - srdantonio@uem.br

 

 

Sobre o Curso:
O objetivo principal do curso de Bacharelado em Matemática é iniciar o estudante em atividades de pesquisa nas várias áreas da Matemática e formar professores do ensino superior. Ainda o curso tem por objetivo propiciar uma sólida formação em Matemática que permite o egresso continuar seus estudos em cursos de pós graduação (mestrado e doutorado).
Além da carreira acadêmica o curso também tem por objetivo formar profissionais que atuem em: atividades de pesquisa desenvolvidas em empresas privadas ou públicas, no mercado financeiro e na área de informática.
Mercado de trabalho
O curso de Bacharelado em Matemática da UEM espera qualificar os seus graduados para desenvolverem pesquisa em matemática, atuarem no ensino superior, cursar pós-graduação ou para atuar no mercado de trabalho fora do ambiente acadêmico.
Dentro desta perspectiva, o curso de Bacharelado da UEM deve garantir que seus egressos tenham: uma sólida formação em matemática; rigor lógico; capacidade de ler e entender tópicos avançados de matemática; capacidade de formular problemas.

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Matemática é formar educadores profissionais aptos para atuarem no ensino da Matemática em todas as suas modalidades, capacitados para trabalhar de forma interdisciplinar, que possam exercer atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de Educação Básica, nas diversas etapas e modalidades de educação.
Mercado de trabalho
O trabalho dos Licenciados em Matemática é predominantemente intelectual e como profissional exercerá atividades de docência tanto no setor público quanto no setor privado, tendo ainda condições de participar e atuar na gestão escolar.
Entre os campos de atuação estão, basicamente, as áreas de docência na Educação Básica, gestão escolar e pesquisa em Educação Matemática.
São exemplos mais específicos de atividades exercidas pelos licenciados, além da docência, as seguintes:
produzir conhecimento na área de ensino de Matemática;
difundir conhecimento na área de Matemática e ensino de Matemática;
atuar na gestão escolar;
atuar no ensino à distância, centros e museus de ciências e divulgação científica e demais organizações que exijam conhecimentos na área de Matemática.

Mais informações:

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