Pró-Reitoria de Ensino

Habilitações:
- Licenciatura em Letras Português e Literaturas Correspondentes (Matutino)
- Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas Correspondentes e Bacharelado em Tradução em Inglês (Matutino)
- Licenciado em Letras Português/Inglês (Noturno)
- Licenciado em Letras Português/Francês (Noturno)

Prazo de Conclusão:
- Licenciatura em Letras Português e Literaturas Correspondentes - Mínimo: 4 anos e Máximo: 7 anos
- Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas Correspondentes e Bacharelado em Tradução em Inglês - Mínimo: 5 anos e Máximo: 8 anos
- Licenciado em Letras Português/Inglês - Mínimo: 5 anos e Máximo: 8 anos
- Licenciado em Letras Português/Francês - Mínimo: 5 anos e Máximo: 8 anos

Grau Acadêmico: Licenciado em Letras / Bacharel em Tradução

 

Coordenação

Andre Luis Antonelli - alantonelli@uem.br

Gerson Luis Pomari - glpomari@uem.br

 

Sobre o Curso:
Os principais objetivos do curso de Letras são: formar profissionais competentes no que se refere ao domínio das teorias linguístico-literárias; desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão e consolidar a oferta de cursos de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu. Quanto ao perfil do profissional, o curso pretende formar indivíduos capazes de desenvolver uma prática didático-pedagógica calcada na estimulação da curiosidade, do espírito de pesquisa, da capacidade analítico-interpretativa crítica e da independência de opinião e do pensamento.
O curso de Letras pressupõe um vínculo com o estudo da língua e das literaturas e, também, com as manifestações artísticas e culturais. Ele não se reduz a simples formação de professores de ensino fundamental e médio, uma de suas principais tarefas, mas estende-se ao trabalho com a arte e com a cultura. O curso de Letras tem um compromisso com a formação de profissionais competentes que atuem na rede de ensino fundamental e médio, de modo a enfrentar as dificuldades do sistema regional, estadual e federal de educação e a promover a democratização do conhecimento da língua e das literaturas. Há, no curso, uma preocupação com a formação do aluno, tanto no seu aspecto geral como no seu aspecto específico. Um dos seus maiores objetivos é disseminar e fomentar um trabalho dinâmico e integrado com a língua e literaturas, de modo a renovar os processos de ensino-aprendizagem, atualmente vigentes, em relação a estas matérias. Romper com a rotinização e a robotização das práticas pedagógicas e promover a formação de alunos críticos e competentes são a sua meta. A opção por Letras pressupõe afinidade com o estudo da língua e das literaturas, o interesse pela arte e pela cultura, o gosto pela escrita e pela leitura.

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino