Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Integral
Habilitação: Bacharelado
Grau Acadêmico: Engenheiro Ambiental
Prazo Mínimo de Conclusão: 5 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 9 anos

 

Coordenação

Jose Adauto da Cruz - jacruz@uem.br

 

Sobre o Curso:
O Curso habilita profissionais a tratar de questões ligadas à preservação do meio ambiente e à proteção da saúde, procurando reduzir os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas e naturais.
O perfil do egresso do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá será o engenheiro com formação generalista nas diversas áreas de atuação da profissão, preparado para o pensamento crítico e reflexivo, para identificação, análise e resolução de problemas e para o desenvolvimento de tecnologias de forma a inovar nos diversos campos de conhecimento da Engenharia Ambiental e atuar com critérios éticos e humanistas no planejamento, projeto, construção e monitoramento do meio ambiente com qualidade de vida, considerados os aspectos socio-econômicos, político-culturais e ambientais pertinentes.
O egresso do curso terá condições de coordenar trabalhos ambientais multidisciplinares, realizar avaliação de impactos ambientais, bem como atuar no gerenciamento de resíduos sólidos e de controle da poluição da água, do ar e do solo, entre outros.
Mercado de trabalho
Conforme os problemas ambientais se agravam, o profissional de engenharia ambiental se torna mais reconhecido e se destaca pelo perfil multidisciplinar. O mercado para o engenheiro ambiental é promissor, principalmente por causa das exigências legais de proteção ao meio ambiente, como a adoção pelas indústrias por ações de sustentabilidade, com programas de uso racional da água ou de tratamento de resíduos. Grande demanda parte de consultorias, onde este engenheiro é solicitado a atuar na área de licenciamento ambiental. É comum ao egresso empreender seu próprio escritório para prestar serviços envolvendo atividades como avaliações ambientais e emissão de licenças.
No setor público, o profissional encontra uma vasta possibilidade de trabalho em atividades envolvendo prefeituras, órgãos do meio ambiente e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas. No setor privado, o profissional pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental.

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino