Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Integral
Habilitação: Bacharelado
Grau Acadêmico: Enfermeiro
Prazo Mínimo de Conclusão: 4 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 7 anos
 

Coordenação

Maria de Fatima Garcia Lopes Merino - mfglmerino2@uem.br

Marcela Demitto Furtado - mdfurtado@uem.br

 

Sobre o Curso:
Tem o objetivo de formar o Enfermeiro com competência técnico-científica e política nas áreas assistenciais, administrativas, educativas e de pesquisas, desempenhando suas atividades profissionais junto a indivíduos, família e grupos sociais visando a promoção, a proteção, a prevenção, a manutenção e a recuperação da saúde, por meio de uma prática profissional norteada pela reflexão crítica do processo saúde-doença, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
O movimento atual no cenário nacional é de rediscussão das práticas assistenciais e da formação dos profissionais em saúde, com vistas a fortalecer o Sistema Único de Saúde – SUS, e viabilizar o alcance de seus princípios fundamentais.
Inserido nesse movimento, o Curso de Enfermagem da UEM busca enfrentar algumas lacunas em sua formação e avançar em muitos dos desafios colocados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, através da construção coletiva de seu Projeto Pedagógico de Curso. O curso é desenvolvido em quatro anos, tem um total de 4200 horas/aula e está construído sobre o eixo integrador geral do “cuidado integral”. Pautada em princípios norteadores claros e bem definidos, a estrutura curricular compõe-se de disciplinas, teóricas e práticas, permeadas por atividades curriculares e extra-curriculares de integração em cada uma das três séries iniciais. A quarta série visa a terminalidade da formação, através do Estágio Curricular Supervisionado, que corresponde a 20% da carga horária do curso (840 h/a), e do Trabalho de Conclusão de Curso (51 h/a). Um total de 215 horas deve ser cumprido em Atividades Acadêmicas Complementares.
O Projeto Pedagógico enfatiza o uso de pedagogia problematizadora, que permita ao aluno usar a realidade para aprender com ela, ao mesmo tempo em que se prepara para transformála, praticando e fixando as soluções que o grupo encontrou como sendo as mais viáveis e aplicaveis. Para tanto, faz-se necessário estabelecer e reconstruir novas relações entre alunos/docentes, trabalhadores em saúde, gestores dos serviços e usuários, de forma a alcançar a resolução dos problemas de saúde da população, a qualidade e a integralidade do cuidado vivenciado.
Os campos de atuação do enfermeiro têm se ampliado significativamente, envolvendo atividades e serviços nas áreas do cuidado, da educação e da gestão, tanto de natureza pública quanto privada. A continuidade da formação em nível de pós-graduação pode ocorrer com cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, em enfermagem ou em áreas afins.

Mais informações:

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino