Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Noturno
Habilitação: Tecnólogo
Grau Acadêmico: Tecnólogo em Alimentos
Prazo Mínimo de Conclusão: 3 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 5 anos

 

Coordenação

Larine Kupski - lkupski@uem.br

 

Sobre o Curso:
A moderna organização do setor produtivo demanda do trabalhador competências para maior mobilidade dentro de uma área profissional, não se restringindo apenas a uma formação vinculada especificamente a um posto de trabalho. Dessa forma, a Educação Profissional foi reestruturada para atendimento a este novo contexto. O Curso Superior em Tecnologia em Alimentos enquadra-se na categoria de Educação Profissional de nível tecnológico (EP formal), a qual corresponde a cursos de nível superior na área tecnológica, destinados a egressos do ensino médio e técnico. O perfil profissional pretendido é o de nível superior de graduação, com aptidão a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área tecnológica do processamento de alimentos com formação voltada para a aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, gerenciamento do processo de produção e desenvolvimento da capacidade empreendedora. A área de formação deste curso apresenta grande interdisciplinaridade. Assim, o profissional poderá acompanhar as mudanças no setor agroindustrial em decorrência da necessidade da melhor utilização dos recursos, maior eficiência produtiva e maior atenção às demandas do mercado. O contato com a indústria e com a comunidade é constante. Desta forma, o curso formará profissionais que atuem no processo de ampliação, modernização e diversificação do setor de alimentos da região de Umuarama e no Estado do Paraná.
Mercado de trabalho
A Tecnologia em Alimentos é definida como sendo a aplicação de métodos e técnicas para a seleção de matéria prima, preparo, armazenamento, controle, conservação, embalagem, distribuição, utilização do alimento e desenvolvimento de produtos. Desta forma, o profissional formado poderá atuar em áreas que envolvam aspectos tecnológicos da industrialização das matérias primas alimentícias, participando também da implementação e fiscalização de projetos de instalações de processamento de alimentos. O Tecnólogo em Alimentos irá exercer atividades como:
• acompanhamento das fases de industrialização do alimento;
• controle de qualidade dos aspectos químicos referentes ao alimento;
• análises microbiológicas;
• supervisionar equipamentos utilizados no processamento do alimento;
• elaborar programas de trabalho, fichas e ordens de serviço, observando normas de conservação, segurança, organização e qualidade nos processos industriais;
• determinar analiticamente os constituintes dos alimentos e suas propriedades;
• elaborar estudos de programas alimentares;
• atuar na área de processos, determinando as medidas necessárias para a redução de custos e a maximização da qualidade na industrialização do alimento;
• auxiliar o Engenheiro de Alimentos na elaboração de projetos dos processos;
• consultoria técnica em padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, cozinhas industriais e hospitalares, escolas e demais empresas do ramo alimentício.

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino