Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Noturno
Habilitação: Bacharelado
Grau Acadêmico: Bacharel em Biotecnologia
Prazo Mínimo de Conclusão: 4 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 8 anos
 

Coordenação

Luciana Andreia Bordin de Carvalho - labcarvalho@uem.br

Alessandra Valeria de Oliveira - avoliveira@uem.br

 

Sobre o Curso:
O curso de biotecnologia tem como objetivo preparar profissionais multidisciplinares para atuarem em pesquisas biotecnológicas e no desenvolvimento de experimentos ou fabricação de produtos, abrangendo áreas da biologia celular e molecular, genética, mutagênese, bioinformática, diagnósticos moleculares em saúde, agropecuária e meio ambiente.
O perfil do Biotecnólogo deverá ser: especialista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade; um profissional detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente; consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da Biotecnologia, bem como da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, tanto no aspecto técnico, como na formulação de políticas, e se tornar agente transformador da realidade, na busca de melhoria da qualidade de vida; de atuação multi e interdisciplinar com ideias inovadoras e ações estratégicas à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua na área biotecnológica.
Mercado de trabalho
A carreira do Biotecnólogo é amplo e promissor com aplicação dos conhecimentos nas áreas de biologia celular e molecular, genética, bioinformática e genômica. Este profissional poderá executar técnicas de biotecnologia aplicadas a compostos e produtos de interesse à saúde, meio ambiente e agroindústria.
O campo de trabalho do biotecnólogo está em expansão em Universidades, Instituições de pesquisa, Cooperativas agroindustriais, Serviços de vigilância ambiental, Laboratórios de diagnósticos moleculares, Laboratórios de detecção de transgênicos; Empresas de biotecnologia e Perícia Forense. O biotecnólogo pode atuar nas áreas de biologia, saúde e meio ambiente, envolvendo os setores agrícola e industrial.
No Brasil, o futuro é promissor e há uma grande demanda por profissionais no mercado. No decreto nº 6.041 do Governo Federal foi instituído a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia, em que a formação de Recursos Humanos em Biotecnologia é Prioritária, bem como investimentos no desenvolvimento da biotecnologia

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino