Pró-Reitoria de Ensino

Turno: Integral
Habilitação: Bacharelado
Grau Acadêmico: Farmacêutico
Prazo Mínimo de Conclusão: 5 anos
Prazo Máximo de Conclusão: 8 anos

 

Coordenação

Nelson Yoshio Uesu - nyuesu@uem.br

Arildo Jose Braz de Oliveira - ajboliveira@uem.br

 

Sobre o Curso:
O farmacêutico tem papel fundamental na sociedade, e a pandemia maximizou a visibilidade de suas atribuições. A formação farmacêutica é muito ampla, permitindo que o profissional atue em mais de 130 diferentes áreas de atuação, conforme divulgado pelo Conselho Federal de Farmácia. Dentre as áreas mais conhecidas estão a de Farmácia, Farmácia de manipulação, desenvolvimento, controle e produção de medicamentos e alimentos em indústrias, Farmácia clínica e Hospitalar e Análises Clínicas e Toxicológicas. Outras áreas menos divulgadas, mas que também são campos da atividade farmacêutica, são as de consultoria e auditoria nos diversos ramos da ação farmacêutica, banco de sangue e órgãos, fitoterapia (desde o desenvolvimento de medicamentos até a orientação de seu uso), toxicologia forense (perito criminal), acupuntura, homeopatia, estética, fiscalização sanitária (setores de alimentos e medicamentos e saúde em geral), entre outras. Para conhecer todas as áreas do escopo do profissional farmacêutico visite a página do Conselho Federal de Farmácia (https://www.cff.org.br/) e veja em “Áreas de atuação”. 
O Curso de Farmácia na Universidade Estadual de Maringá (UEM) já está muito bem consolidado. Ele teve início em 1974 e atualmente é administrado pelo Departamento de Farmácia - DFA, vinculado ao Centro de Ciências de Saúde. O tempo de duração é de 5 anos e as aulas ocorrem em período integral (matutino e vespertino). Nosso currículo envolve aulas teóricas e práticas, onde as práticas são realizadas em laboratórios especializados para cada disciplina, além de contar com a Farmácia-Ensino (PEN), Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (LEPAC), bem como com o Hospital Universitário de Maringá, como ambientes de formação técnica ao longo do curso. 
Além da formação tradicional que envolve disciplinas e estágios, os professores do curso de Farmácia da UEM oferecem estágios em pesquisa e assistência farmacêutica que podem ser realizados de modo voluntário, para aumentar sua experiência formativa e melhorar habilidades técnicas e pessoais. 
Para profissionais que desejarem se aprofundar em áreas específicas na carreira, ou mesmo que desejarem fazer da pesquisa a sua área de atuação, após a graduação em Farmácia, o profissional poderá cursar pós-graduação. A UEM oferece várias opções para essas capacitações. Em nível de especialização temos o curso de Especialização em Farma-
cologia. Em nível de mestrado e doutorado, a UEM possui os seguintes programas: Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas; Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde e Programa de pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia. Todos esses programas de formação são muito bem conceituados e possuem pesquisadores renomados nacional e internacionalmente. Esses ambientes de pesquisa também são possíveis campos de estágio para alunos de graduação em Farmácia iniciarem sua vivência em pesquisa por meio de programas de Iniciação Científica que podem ser iniciados desde o primeiro semestre da graduação. 
Uma das habilidades do profissional é o atendimento a pacientes, a comunidades na área de saúde. Assim como para pesquisa, a UEM oferece Iniciação em Projetos de Extensão que colocam os alunos em contato com a realidade profissional. Nessa modalidade, o aluno poderá participar de atividades em distintos campos de trabalho como unidades básicas de saúde, hospitais, farmácias e outros ambientes profissionais, desde o início da Faculdade e assim adquirir experiência profissional e humana ao longo de sua formação básica. Para alunos que entrem por cotas, a UEM conta com programas específicos de estágio. 
Entendendo que a formação de um profissional não pode se restringir somente às salas de aulas e laboratórios, os alunos do curso de Farmácia UEM também possuem organizações gerenciadas por e para alunos: o Centro Acadêmico de Farmácia Euclides Scalco (CAFES) (@cafesuem); o grupo de Educação Tutorial (PET-Farmácia) (@petfarmauem); a Empresa-Junior Teófilos (@ejrteofilos); O Conselho de Farmácia Júnior (CRF-Jr) (@crfjunioruem) e a Lobateria (@lobateriauem) (Bateria formada por alunos de Farmácia e Odontologia). Mais recentemente, com o intuito de aprofundamento de formação em área específica foi criada a Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica (@laaf_uem).

Mais informações: 

Projeto Pedagógico do Curso

Compartilhar
Pró-Reitoria de Ensino

Av. Colombo, 5790

Jardim Universitário - Bloco B33

CEP 87020-900 - Maringá/PR

(44) 3011-4240

sec-pen@uem.br


© 2021 UEM - Pró-Reitoria de Ensino