Você está aqui: Página Inicial / FAQ - Perguntas e Respostas / 5)O que é a monitoria especial, quem tem direito a ela e como solicitá-la?

5)O que é a monitoria especial, quem tem direito a ela e como solicitá-la?

R: A Monitoria Especial trata-se de um Programa de atendimento individual ao acadêmico portador de necessidades especiais, que vem sendo desenvolvido desde 2003 com a Resolução  Nº028/2003-CEP. Seu objetivo é a ação mediadora de apoio aos alunos com deficiências e NEE. Para cada acadêmico atendido pelo Propae há um monitor bolsista que dispõe de 12 horas semanais para o acompanhamento individual do seu monitorado em atividades na UEM.

• A Monitoria Especial visa à inclusão no âmbito universitário, por meio da interação entre monitor/monitorado e os agentes educacionais, provocando uma mudança atitudinal tanto dos sujeitos com deficiência e NEE, assim como da comunidade universitária, com vistas à permanência e à terminalidade dos estudos por parte dos alunos sob as condições citadas.
  • Tem direito à Monitoria Especial o aluno que apresentar alguma das seguintes condições:Deficiências ou necessidades educacionais especiais permanentes ou temporárias ou que comprometa a locomoção, fala, visão, audição, coordenação motora, a interação social e a comunicação recíproca etc.).
  • A solicitação da Monitoria Especial deve ser requerida junto ao Propae pelos próprios acadêmicos que dela necessitem. Ela pode ser sugerida por professores e coordenadores de cursos.