Você está aqui: Página Inicial / Notícias / UEM prepara recepção aos calouros, incluindo vacinação

UEM prepara recepção aos calouros, incluindo vacinação

CALORADA SITE

Além do câmpus de Maringá, haverá atividades nos câmpus regionais, com ampla programação para integrar os novos e os atuais estudantes

Com atividades diversificadas, nos períodos da manhã, tarde e noite, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) preparou, a partir de segunda-feira (3), com o início das aulas, uma extensa programação de recepção aos calouros de 2017, incluindo, por exemplo, três dias de intensa campanha de vacinação contra a Dengue.

Os câmpus regionais também terão atividades durante a Calourada, em datas distintas. Além de conhecerem o que a UEM oferece a sua comunidade, nos aspectos acadêmico e administrativo, os novos estudantes poderão participar de atividades artísticas e culturais, trilha ecológica, e se inscrever no concurso para eleger os melhores trotes solidários, com premiação em dinheiro.

Toda a programação fará parte da "Semana de Integração: Calourada 2017", evento de responsabilidade das pró-reitorias de Ensino (PEN), de Extensão e Cultura (PEC), Assessoria de Comunicação Social (ASC) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal (CEF).

Para dar início à Semana, na segunda-feira, às 8 horas, no auditório do Dacese, o reitor Mauro Baesso e o vice-reitor Julio Damasceno ministrarão a aula inaugural aos calouros. Antes, a Orquestra de Câmara da UEM fará uma apresentação no local. Após a aula inaugural, representantes de diversos programas, núcleos e comitês da Universidade irão falar sobre o funcionamento destes órgãos. Já o DCE preparou uma série de  atividades como Oficina de Vivência e Inclusão, tarde de doação de sangue no Hemocentro, palestras e orientações sobre saúde e segurança pessoal. Veja a programação completa no site.

Uma preocupação dos organizadores da Calourada será imunizar o máximo possível de novos estudantes contra a Dengue. Por isso, nos dias 3, 4 e 5 de abril, das 8h30 às 22 horas, na frente da cantina do Restaurante Universitário (RU), será aplicada, gratuitamente, a vacina, sob os cuidados de profissionais do Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Também haverá vacinação itinerante nas salas de aula.

Além disso, os novos estudantes terão a oportunidade de se submeterem, gratuitamente, no dia 7, das 8h30 às 12h30, ao teste rápido das doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, Sífilis e Hepatite. A atividade ocorrerá na frente do Ambulatório Médico e de Enfermagem, bloco 2.

No câmpus de Maringá, a recepção aos calouros se estenderá até o dia 9 de abril (domingo), quando será realizada uma trilha ecológica, das 8h30 às 12h30, e o Domingo da Calourada, atividade envolvendo os novos estudantes e a comunidade externa, das 14 às 19 horas.

Para os câmpus regionais, foi definida uma programação cultural na qual a Orquestra de Câmara da UEM vai se apresentar aos calouros. No dia 10, a apresentação será no Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha, das 9h30 às 11h30; no dia 11, no Câmpus Regional de Goioerê, das 19h30 às 22 horas; no dia 19, no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, das 19h30 às 22 horas; no dia 19, no Câmpus Regional de Umuarama, das 9h30 às 11h30 no Centro de Tecnologia (CTC) e das 14 às 16 horas no Centro de Ciências Agrárias (CCA); e, no dia 20, no Câmpus Regional de Cianorte, das 19h30 às 22 horas.

Concurso Trote Solidário

No concurso para eleger os melhores trotes solidários serão premiados os três melhores trotes. O curso que ficar em primeiro lugar receberá R$ 1.500,00, o segundo lugar R$ 1.000,00 e o que ficar na terceira colocação R$ 500,00.

Para concorrer, os cursos deverão desenvolver uma atividade conjunta, entre os estudantes veteranos e os calouros, que se caracterize como um trote solidário, tanto em relação à comunidade interna e os câmpus da UEM quanto à comunidade externa à UEM e o seu meio ambiente.

Essas atividades deverão ser organizadas de comum acordo entre as lideranças estudantis dos cursos, podendo haver também a participação de professores, e visam integrar os novos estudantes ao ambiente universitário de forma solidária, em atividades que envolvam diversão, solidariedade, cidadania, respeito ao próximo, respeito à diversidade, educação social, ambiental e ética.

Para participar, cada curso deverá desenvolver sua atividade de recepção ao longo do primeiro mês de aula, ou seja, entre os dias 3 a 29 de abril, realizando um registro documental dessas atividades por meio da descrição textual da atividade e fotos que comprovem a sua realização e os resultados obtidos, além do nome de todos os estudantes participantes na atividade.

Esse registro deverá ser entregue na Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), bloco 111, sala 6, até o dia 15 de maio. O resultado será divulgado no dia 18 de maio, a partir das 15 horas, no site www.pen.uem.br. Uma comissão interna formada por integrantes das pró-reitorias de Ensino e de Extensão e Cultura, e do Diretório Central dos Estudantes fará a seleção das melhores atividades de recepção. A premiação dos três melhores trotes acontecerá no dia 23 de maio em solenidade com o reitor, em horário a ser definido

A premiação recebida pelos cursos vencedores somente poderá ser utilizada para a compra em materiais ou despesas autorizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração (PAD) da UEM. Por exemplo, esse valor poderá ser utilizado para aluguel de um ônibus em uma viagem a congresso ou uma visita técnica, para a compra de material esportivo ou de material didático, compra de camisetas e bolsas e material de divulgação para eventos e outros materiais de consumo similares.

Matéria retirada do site da Assesoria de Comunição Social - ASC