Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Arquitetura constrói praça para estimular a convivência

Arquitetura constrói praça para estimular a convivência

praca de convivencia arquitetura 20170714 1544980764

Obra era um antigo sonho dos estudantes, que queriam um espaço para conversar e interagir com a comunidade

A preparação e o consumo de pizzas no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, na noite de ontem (13), chamou a atenção de quem passou pelo espaço entre os blocos 9 e 32, mas o que poucos sabiam é que um antigo sonho dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo estava se concretizando: a inauguração de uma Praça de Convivência.

Sonho que foi se materializando aos poucos e que teve seu apogeu, em maio, durante uma oficina pensada como parte da programação de um evento do curso, quando professores e estudantes debaterem a prática profissional do arquiteto e urbanista. 

A atividade da oficina era justamente "pôr a mão na massa" e os alunos partiram para a planificação do terreno, com a ajuda da Prefeitura do Câmpus, parceira na obra. Aos poucos, a praça foi ganhando forma, sempre tendo como premissa a ideia de se construir um espaço para a integração entre estudantes do curso e a comunidade universitária.

E nada mais propício para celebrar o início desta integração que a preparação de pizzas no forno construído na praça. Aliás, uma obra feita sem muito investimento, que teve inclusive a colaboração da comunidade. Os alunos utilizaram materiais doados por diversos apoiadores.

praca de convivencia arquitetura 20170714 1125229229

Ontem, na inauguração, estudantes, representados pelo Centro Acadêmico (CAAU), e professores, representando o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), celebraram a realização do sonho, demanda surgida há 9 anos, em 2008. Com esta iniciativa, a ideia seja estimulada a criação de outros espaços de convivência criativos e de baixo custo dentro da UEM. 

 

Contraponto

 

praca de convivencia arquitetura 20170714 1329261034

O reitor em exercício, Julio Damasceno, esteve no local e foi o primeiro a receber um pedaço de pizza. Ele destacou a importância do projeto, dizendo que ele proporciona algo concreto, atendendo a toda coletividade.

Para Damasceno, a construção demonstra o esforço dos alunos para um bem coletivo. Ainda conforme o reitor em exercício, com esta obra os estudantes estavam proporcionando uma notícia boa, fazendo um contraponto ao momento difícil pelo qual passa o Brasil, pois criaram um espaço aconchegante e que permitirá a interação entre as pessoas.

praca de convivencia arquitetura 20170714 1333493283

Professora do curso, Tânia Verri ressaltou o papel dos alunos no projeto, destacando o comprometimento deles no desenvolvimento das atividades. A professora ainda lembrou que o forno e a pizza tinham uma forte simbologia, qual seja a do alimento e da comida no cotidiano da população brasileira.

O presidente do centro acadêmico, Gustavo Bondezan, relembrou o anseio dos estudantes pelo projeto e de como ele foi sento colocado em prática ao longo do tempo.

Também integrante do CAAU, a aluna Heloísa Cizeski fez um agradecimento especial aos funcionários da Prefeitura do Câmpus, dizendo que eles foram dedicados e ensinaram muito os acadêmicos durante a construção da Praça.

 

Veja na galeria as fotos da inauguração

 

Matéria retirada do site da Assesoria de Comunição Social - ASC