PEDAGOGIA

 

 

1. TURNO: Matutino / Noturno

GRAU ACADÊMICO: Licenciado em Pedagogia

HABILITAÇÕES:

 

2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O curso de licenciatura plena em Pedagogia forma pedagogos para atuação em diversos campos como docentes ou como técnicos especialistas em educação, em duas habilitações obrigatórias e concomitantes.

A esse futuro educador se procura proporcionar a compreensão do processo histórico e o acesso ao saber sistematizado verticalizado na dimensão educacional. Assim sendo, sua estratégia curricular integra tanto a visão generalista (conhecimento global do processo educativo) como a de especialista (aquisição de conteúdos específicos relacionados à docência).

O compromisso político é ainda aliado à competência técnica para efetivação do desempenho profissional desse pedagogo.

 

3. HISTÓRICO DO CURSO

O curso de Pedagogia foi criado em 1973, período matutino e noturno, habilitando para as matérias pedagógicas do ensino médio, reconhecido pelo MEC, em 30/09/76 - Decreto nº 78.525. A extensão de Cianorte foi autorizada pela Portaria Ministerial nº 234/91-MEC, em 14/02/91.

A partir de 1978, começou também a formar especialistas em educação nos setores de: Orientação Educacional, Supervisão Escolar e Administração Escolar.

A necessidade de Magistério do ensino fundamental é atendida na alteração curricular de 1986, ficando o curso como hoje, com duas habilitações básicas, total de 2.460 h/a. Pode formar especialistas nas opções acima citadas e em Educação Pré-Escolar, aos portadores de licenciatura plena em Pedagogia, como nova habilitação de reingresso. Em 1992, foi implantado o currículo em Regime Seriado Anual, aprovado pela Resolução nº 176/91-CEP.

 

4. ESPECIFICIDADES DO CURSO/CAMPO DE ATUAÇÃO

O curso de Pedagogia formará o pedagogo habilitado, fundamentalmente, na área de ensino. Pode-se dizer que para isso impõe-se, num primeiro momento, uma formação generalista que o capacite a analisar com rigor a realidade educacional, seus problemas e necessidades, para posicionar-se frente a ela de forma compreensiva. Por outro lado, não é possível "abrir mão" de sua atuação de especialista, já que deverá intervir nessa prática educativa concreta como professor e/ou numa função técnica, buscando a qualidade daquela intervenção na educação escolar, evitando, portanto, a reprodução de práticas alienadas.

O curso de Pedagogia possibilitará as seguintes habilitações concomitantes, básicas e obrigatórias:

1. Magistério das matérias pedagógicas do ensino médio e,

2. Magistério de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.

Igualmente, optou-se por oferecer outras habilitações, as quais poderão ser cursadas, sem prestar vestibular, após o término das habilitações obrigatórias:

a. Orientação Educacional;

b. Administração Escolar do ensino: fundamental e médio;

c. Supervisão Escolar do ensino: fundamental e médio e,

d. Educação Pré-Escolar.

Estas últimas habilitações dependerão, para sua oferta, de disponibilidade de recursos humanos e materiais da Instituição, bem como da demanda que vier a ocorrer. Isso implicará a possibilidade de que a oferta das referidas habilitações não venha a ser concomitante entre si.

Cabe ressaltar também que há disposição em oferecer outras habilitações além das acima listadas - aquelas a serem cursadas depois das habilitações básicas - à medida em que o conteúdo do processo educacional - mediato ou imediato - as coloque como necessárias. Buscar-se-á, nessa medida, atuar com maior dinamicidade, no sentido de um atendimento mais concreto no que se refere às questões que a educação escolar coloca atualmente.

Além do magistério, o pedagogo tem encontrado novos campos de atuação nos últimos anos. Cresce, por exemplo, a oferta de emprego em empresas privadas, que contratam esse profissional para a área de recursos humanos, na qual ele organiza cursos de reciclagem e trabalho junto a psicólogos no processo de seleção de pessoal. O pedagogo é solicitado, também, pelas prefeituras municipais para organizar e supervisionar creches ou integrar equipes multidisciplinares que elaboram os planos-diretores do ensino público. Nas escolas, o uso de computadores pelos alunos abre novo espaço para esse profissional, que determina a melhor utilização desse instrumento de aprendizagem. Há trabalho, também, nas escolas particulares, associações de atendimento a grupos comunitários e na educação de excepcionais. (Guia do Estudante 92-93, Editora Abril, p. 154).

 

 

 

 

SERIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e

Magistério de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental

 

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H SEMANAL

C/H ANUAL

1ª SÉRIE

452

453

454

455

1177

1238

Psicologia da Educação I

Sociologia Geral

Filosofia da Educação I

História da Educação I

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I

Metodologia do Ensino de História - 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

4

2

4

4

2

2

136

68

136

136

68

68

2ª SÉRIE

458

459

461

462

1239

1240

Psicologia da Educação II

Didática

História da Educação II

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Metodologia do Ens. de L. Portuguesa - 1ª a 4ª séries do Ens. Fundamental

Metodologia do Ens. de Matemática - 1ª a 4ª séries do Ens. Fundamental

4

4

2

4

2

4

136

136

68

136

68

136

3ª SÉRIE

464

469

1179

1180

1241

1242

Filosofia da Educação II

História da Educação III

Metodologia do Ensino Fundamental

Prática de Ensino – Primeiras Séries do Ensino Fundamental

Metodologia do Ensino de Geografia - 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

Metodologia do Ensino de Ciências - 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

4

2

4

6

2

2

136

68

136

204

68

68

4ª SÉRIE

470

471

472

473

1178

1389

Sociologia da Educação

Educação e Literatura Infantil

Currículos e Programas

Problemas de Aprendizagem

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II

Metodologia e Prática do Ensino Médio - Modalidade Normal

4

2

2

2

4

6

136

68

68

68

136

204

Atividades Acadêmicas Complementares........................................................................................................................................ 112

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO............................................................................................................................. 2.764

Prazo máximo para conclusão do curso........................................................................................................................................ 7 anos

 

 

 

 

 

HABILITAÇÕES OFERECIDAS EM PEDAGOGIA

 

 

Habilitação: Supervisão Escolar

 

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H SEMANAL

C/H ANUAL

5ª SÉRIE

482

472

483

484

485

486

487

488

489

1178

Princípios e Métodos de Supervisão Escolar

Currículos e Programas

Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar

Legislação de Ensino e Políticas Educacionais

Planejamento e Avaliação Curricular

Estatística Aplicada à Educação

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

Tópicos Especiais em Supervisão Escolar

Educação e Informática

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II

4

2

6

2

2

2

2

2

2

4

136

68

204

68

68

68

68

68

68

136

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA HABILITAÇÃO.................................................................................................................... 952

Cumprimento integral em 1 (um) ano, após a graduação básica em Pedagogia.

 

 

 

 

Habilitação: Administração Escolar

 

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H SEMANAL

C/H ANUAL

5ª SÉRIE

490

484

491

492

487

486

493

489

1178

Princípios e Métodos de Administração Escolar

Legislação de Ensino e Políticas Educacionais

Planejamento Educacional

Estágio Supervisionado em Administração Escolar

Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

Estatística Aplicada à Educação

Tópicos Especiais em Administração Escolar

Educação e Informática

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II

4

2

2

6

2

2

2

2

4

136

68

68

204

68

68

68

68

136

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA HABILITAÇÃO................................................................................................................... 884

Cumprimento integral em 1 (um) ano, após a graduação básica em Pedagogia.

 

 

 

 

 

Habilitação: Orientação Educacional

 

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H SEMANAL

C/H ANUAL

5ª SÉRIE

1390

1391

1392

1393

1394

1178

Princípios e Métodos de Orientação Educacional

Orientação Vocacional

Medidas Educacionais

Estágio Supervisionado de Orientação Educacional

Tópicos Especiais em Orientação Educacional

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira II

2

2

2

4

4

4

68

68

68

136

136

136

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA HABILITAÇÃO.................................................................................................................. 612

Cumprimento integral em 1 (um) ano, após a graduação básica em Pedagogia.

 

 

 

 

 

Habilitação: Educação Pré-Escolar

 

CÓDIGO

NOME DA DISCIPLINA

C/H SEMANAL

C/H ANUAL

5ª SÉRIE

476

477

478

479

480

481

1177

Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Pré-Escolar

Desenvolvimento e Aprendizagem do Pré-Escolar

Desenvolvimento da Linguagem e do Pensamento do Pré-Escolar

Metodologia do Ensino Pré-Escolar

Prática de Ensino Pré-Escolar

A Criança e o Brinquedo

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira I

4

4

2

4

6

2

2

136

136

68

136

204

68

68

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DA HABILITAÇÃO................................................................................................................... 816

Cumprimento integral em 1 (um) ano, após a graduação básica em Pedagogia.

 

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